CÂMARA DEBATE PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS

11/10/2019
CÂMARA DEBATE PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS

Durante a sessão desta manhã de quinta-feira, dia 10 de outubro, a Câmara Municipal de Quixadá realizou debate sobre a privatização dos Correios. O debate contou com as presenças de três representantes do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, a Coordenadora Maria de Lourdes Paz, o diretor sindical Robério Gomes e o assessor jurídico do sindicato Veridiano Matos.

O debate foi conduzido pelo presidente da Casa, vereador Denis Dutra, que destacou a importância de se avaliar com profundidade a intenção de privatizar a empresa pública. Maria Lourdes disse que; “os Correios tem mais de 100 mil funcionários espalhados pelo Brasil, é uma empresa que dá lucro e é o único órgão federal funcionando em todo território nacional”.

Para o diretor sindical Robério Gomes; “os Correios tem um papel fundamental no desenvolvimento do país, pois é responsável por levar livros didáticos para as escolas mais distantes da região e ajuda na organização do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)”. Já o assessor jurídico do sindicato Veridiano Matos esclareceu que o valor social dos Correios está em, segundo ele, “interligar o Brasil”.

No aparte dos parlamentares municipais, o vereador Luiz do Hospital disse que; “além de lutar contra a privatização da empresa, os funcionários dos Correios deveriam é defender uma remodelação da gestão”, já que a empresa, segundo ele; “está sendo sucateada é pela corrupção existente nos governos anteriores”.

O vereador Louro da Juatama questionou se e a privatização não poderia ser algo positivo. E argumentou que cabe uma reflexão e análise das experiências de privatização de empresas públicas de correspondência existentes em outros países. Será que após a privatização, os serviços ofertados ficaram melhor ou pior, disse o vereador.

Para o vereador Marlin, o problema dos Correios é que; “sempre ele foi berço de corrupção dos partidos que estiveram no poder nos últimos anos”. Já o vereador Damasceno afirmou ser; “à favor dos trabalhadores dos Correios, mas desde que os trabalhadores não sejam usados como massa de manobra de partidos corruptos”.

De acordo com o vereador Zé Maria; “o brasileiro merece um Correio digno”. E dessa forma, defende que o equipamento não seja privatizado. Já a vereadora Rosa Buriti disse que; “a privatização não tem feito bem à população e ao país”. E completou sua fala parabenizando a luta dos trabalhadores organizados.

Por fim, o vereador Cezar Augusto colaborou com o debate afirmado ser; “contra a privatização dos Correios”. E encerrou sua fala desejando; “sucesso aos trabalhadores”. E  em seu pronunciamento derradeiro, a representante do sindicato Maria Lourdes, pediu apoio da Câmara Municipal de Quixadá na; “conscientização de deputados federais e senadores, para que esses representantes se manifestem contrários à privatização da empresa”, disse ela.